Sendo um dos mais tradicionais pontos da Floresta da Tijuca, a Cascatinha Taunay ganha um deck que deixa ainda mais formosa a vista desse mirante. Até o início de 2014 a cascatinha era avistada de um ponto qualquer sem um local onde poderia servir de Mirante ou algo do tipo.
![]() |
O mirante da Cascatinha de frente para a Pedra do Conde |
O novo mirante tem vista ainda para os morros do Conde, Andaraí maior e Tijuca. Ele faz parte do Circuito dos Picos do Setor Floresta e pode ser acessado também diretamente a partir da bifurcação para a saída do Açude. Em uma trilha bastante tranquila, em torno de 25 minutos, podemos apreciar algumas espécies de borboletas, micos, entre outros animais que podem ser encontrados ao longo de seus 1,2 km de trilha e dos seus 535m de altitude.
![]() |
O Mirante da Cascatinha Taunay |
Raul de Taunay, embaixador e bisneto do pintor francês Nicolas-Antoine Taunay, famoso pelas suas pinturas da Cascatinha, esteve na inauguração, quando ministrou a palestra: “De Paris à Floresta da Tijuca: percurso de uma família de artistas”.
Esse mirante é um ótimo lugar para quem quer fazer uma trilha, se divertir e além disso poder se deslumbrar com a vista da cascatinha.
Desfrutem desse lindo mirante no Parque Nacional da Tijuca!