Sendo um famoso cartão postal junto do Pão de Açúcar, a trilha do Morro da Urca é uma das trilhas mais charmosas que tem no Rio de Janeiro, pela sua exuberante fauna apresentando aves belíssimas como o tiê-sangue (Ramphocelus bresilius), o famoso macaco-prego e a rara borboleta azul. Algumas espécies que aparecem na trilha são endêmicas (aparecem somente em determinada região) da Mata Atlântica, deslumbrando cada vez mais o local. Uma trilha bastante leve e curta (cerca de 40 minutos no máximo), apresentando leves subidas e com pontos de paradas para se alimentar e tomar uma água e também tirar umas fotos.
Além disso quando chega ao topo (no Morro da Urca) tem diversos pontos de fotos, desde as paisagens belíssimas como as praias e a baía de Guanabara acompanhada da Ponte Rio-Niterói, passando pelos pontos no próprio morro como os bondinhos antigo e novo, o heliponto turístico, a arena e enfim chegando na vista do Pão de Açúcar que é muito lindo.
Para quem estiver cansado, após às 19hs tem possibilidade de fazer a descida pelo bondinho já que o a entrada pela trilha fica fechada, assim impossibilitando à descida pela trilha à noite . Eu recomendo que vocês venham conferir, pois não se arrependerão.