Localizado em Barra de Guaratiba, essa Pedra ficou bastante conhecida nos últimos anos por conta de uma foto que pode ser feita aparentando estar à beira de um precipício, assim atraindo uma grande quantidade de pessoas a cada fim de semana.
![]() |
Pedra que mostra uma ilusão de estar próximo a um precipício |
Para chegar a trilha basta soltar em Barra de Guaratiba, em frente as primeiras praias e subir uma escadaria que fica em frente a uns quiosques na praia. Após isso, rapidamente terá acesso a trilha. A trilha é leve, sem obstáculos, porém muita subida e o solo não ajuda muito. Com um tempo de 45 a 1 hora, a trilha pode ser realizada com certa tranquilidade. Só cuidado que a trilha apresenta bifurcações que podem levar para as praias selvagens e a Pedra da Tartaruga.
![]() |
Escadaria que deve subir para iniciar a trilha do Telégrafo. |
Da Pedra ou melhor dizendo quando chega próximo à Pedra do Telégrafo, já se consegue contemplar visuais maravilhosos, tais como das praias selvagens (Meio, Funda e Inferno respectivamente), Pontal e mais a frente (bem mais a frente) Pedra da Gávea. No outro lado temos a Restinga da Marambaia e todas as suas impressionantes curvas, com uma paisagem que nem parece real de tão bela.
No final das contas essa pedra recebeu um nome que não se devia, pois a verdadeira Pedra do Telégrafo é uma pedra que está a sudeste de quem está olhando para as praias selvagens, onde tem uma bandeira do Brasil. Esta sim recebe o nome pois abrigou uma estação militar de comunicação durante a Segunda Guerra Mundial. Na verdade a Pedra que o pessoal tanto visita é a Pedra da Bigorna, pois seu formato é muito parecido com uma bigorna, também é conhecida como Pedra do Cavalo, mas agora popularmente virou a Pedra do Telégrafo. O importante é que possamos nos divertir bastante, sempre respeitando a natureza.
![]() |
A verdadeira Pedra do Telégrafo |